64pnl7vfjj2ewic6va42s3vcaipvc1.html

Receita do Bolo Gelado

de Coco com Abacaxi Sem Glúten

receita

Forma : Forma retangular de 27cm x 17cm

 

Validade : 7 dias (refrigerado) ou 60 dias (congelado)

Ingredientes da Massa:

     150g ovos caipira (3 unidades)
     120g  açúcar demerara triturado no liquidificador
     120g leite de coco
       75g farinha de aveia sem glúten
       30g polvilho doce
       30g farinha de amêndoas
         6g de psyllium hidratado com 60g/ml de água  
         2g fermento em pó (1/2 colher de chá)
         1g sal marinho

Ingredientes da Calda:

     395g de leite condensado sem lactose (1 lata)
     395g de leite integral sem lactose (1 lata)  
     200g de creme de leite sem lactose (1 caixinha) ou leite de coco
     150g de coco em flocos 

Pré-preparo da Calda: basta misturar tudo e reservar. Eu uso aproximadamente a metade dessa calda por receita de bolo e congelo o resto para o bolo seguinte.   


Ingredientes do Doce de Abacaxi:

     550g abacaxi fresco, picado em cubos pequenos (aprox 1 abacaxi pequeno)
     240g/ml de água
     40g açúcar demerara

Pré-preparo do Doce de Abacaxi: colocar tudo numa panela em fogo médio, mexendo de vez enquanto e deixar a calda secar quase que por completo. Se o abacaxi estiver muito doce você pode diminuir a quantidade de açúcar para 30g (eu sempre prefiro doces menos doces)

Preparo:

  •      Preaqueça o forno a 180 graus. Não precisa untar a forma se você for servir no tabuleiro, Se for desenformar, passe um pouco de óleo ou desmoldante em spray sem glúten.

  •      Hidrate o psyllium na água e reserve.

  •      Separe as claras das gemas.

  •      Na batedeira bata as claras em neve com a metade do açúcar. Faça da seguinte forma: comece colocando apenas 1 colher de açúcar junto com as claras e bata na velocidade baixa até que elas estejam montadas, depois, em velocidade máxima, vá colocando o resto do açúcar aos poucos (em colheradas) até fazer um merengue lindo. Você pode virar a tigela da batedeira de cabeça para baixo e se as claras não caírem... pronto, esse é o ponto perfeito

  •      Separe numa tigela as farinhas, fermento e sal e reserve.

  •      Bata com um fouet (batedor de arame) as gemas com a outra metade do açúcar até formar um creme liso e bem claro.

  •      Junte o creme de gemas, o psyllium hidratado, o leite de coco e vá misturando nas farinhas em 3 etapas. Depois acrescente aos poucos as claras em neve e misture delicadamente com a espátula até formar uma massa homogênea.

  •      Vire a massa na forma preparada e leve ao forno por aproximadamente 35 minutos em forno elétrico e no mínimo 40 minutos em forno à gás. Quando chegar no tempo indicado, dê uma mexida na forma pra ver se ela está firme, se ainda estiver mole deixe mais uns 5 minutos e só depois faça o teste do palito no centro do bolo.

  •      Retire do forno, e ainda no tabuleiro e quente, fure toda a área do bolo usando um palito ou garfo e derrame uniformemente a calda aos poucos sobre o bolo, esperando que ele vá absorvendo aos poucos o liquido, depois do bolo bem úmido, espalhe os cubinhos de abacaxi por cima.

  •      Cubra o bolo com plástico-filme e leve para a geladeira por no mínimo 8 horas. Eu sempre gosto de fazer de um dia para o outro. Eu gosto de servir na forma e bem geladinho. Você pode congelar em porções menores e descongelando aos poucos sempre que der vontade de comer esse bolo delicioso, leve, molhadinho e refrescante.

 Espero que você goste dessa receita! Esse é um bolo refrescante para o calor do verão.

 


 

     

Renata Iglesias

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • com.whatsapp